A educação cristã não é uma proposta de formação religiosa, nem uma continuação da igreja. Trata-se de educar no sentido amplo de desenvolvimento do indivíduo, que embora alinhado com requerimentos curriculares básicos do governo local, é embasado nos fundamentos filosóficos do Cristianismo. Seu propósito tem uma distinção clara: além de habilitar o aluno a uma participação efetiva e produtiva na sociedade, enfoca trabalhar o seu caráter e a sua relação com o Criador e Sua criação numa perspectiva cristã. Deus e Sua Palavra dão sentido ao mundo, a vida e ao conhecimento!
No caso da Abordagem Educacional por Princípios AEP, cumpre destacar que esta não integra contexto cristão no conteúdo acadêmico secular, mas busca construir o entendimento e o domínio das áreas de conhecimento a partir da sua compreensão bíblica. Por isso dizemos que é um método reflexivo, por promover o raciocínio de causa e efeito considerando princípios bíblicos, para estruturar uma sabedoria com raízes no Altíssimo, e não com bases terrenas, animais e até demoníacas (Tia. 3:15 17). Há uma tendência para idealismo nessa visão, que pode levar a escola cristã a descuidar dos resultados que produz e a ser percebida como fraca em relação a seu compromisso de desenvolvimento do aluno.
Estamos vivendo numa era de muita aparência e ao mesmo tempo de preocupação com resultados. Ou seja, ao mesmo tempo em que se dá muito valor para coisas que são secundárias e até fúteis, há uma desconfiança sobre o que se apresenta num contexto espiritual e não tenha benefícios tangíveis e mensuráveis. Vejo na fala de Jesus: “se o sal não salgar para nada presta” (Mat. 5:13) um alerta sobre uma educação que não produz frutos que fazem diferença na sociedade. Assim como é impossível o sal passar desapercebido numa comida, uma educação cristã efetiva deve apresentar um desenvolvimento na vida dos alunos que pode ser verificado inconfundivelmente. Com isso, as obras que esses alunos devem realizar com suas vidas glorificam nosso Pai nos Céus (Mat. 5: ao trazer reconhecimento que os caminhos do Senhor são superiores. Contra fatos não há argumentos.
É nosso dever como educadores e administradores em escolas de AEP monitorar os resultados do nosso trabalho, atuar para que sejam coerentes com o valor d a educação cristã que preconizamos, e demonstrar a todos envolvidos que estamos cumprindo nosso propósito. É nessa linha que vem o Programa de Reconhecimento das Escolas de Educação por Princípios PRECEP, agora enfocando a Dimensão 4 (Estruturação do Ensino e Aprendizagem). Com isso, a equipe da escola poderá se estruturar
e capacitar para aplicar a AEP efetivamente em busca dos resultados esperados, atestando o diferencial do seu trabalho e glorificando a Deus . Será também uma oportunidade para identificarmos publicamente as escolas que demonstram essa competência, diferenciando daquelas que apenas integram algo da AEP na sua dinâmica escolar , porém sem um compromisso efetivo.
Incentivo vocês a considerarem seriamente ingressar nesse PRECEP – D4, para : fortalecer sua escola no propósito especial que ela tem, abençoar as famílias participantes, reforçar a credibilidade em nossa comunidade AEP, e com tudo isso, louvarmos a Deus em Sua soberania. Esta é a hora!
Um abraço, no amor do Senhor.
Por Roberto Rinaldi
Presidente da AECEP
Presidente do Conselho de Administração