Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.
Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.
“Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”.
O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs.
O processo de ensino e aprendizagem envolve:
Abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas, identifica os fundamentos do conhecimento e conduz à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão.
Sua aplicação consistente contribui para desenvolver líderes servidores com erudição e cosmovisão cristã, aptos em suas vocações a cumprir o propósito de Deus.
Colhemos hoje o que plantamos no passado, no coração e na mente de nossas crianças e jovens. A geração atual é matéria-prima da sociedade futura, que será governada pela filosofia de educação que formou sua liderança.
Entendemos educação como o processo de desenvolvimento de uma vida para atingir seu pleno potencial, no serviço ao próximo e no cumprimento do propósito de Deus. Nesse sentido, implica tanto a competência quanto o caráter. É missão primordial dos pais e também da igreja, por extensão da escola e, consequentemente, da comunidade também, compromissados em preparar a próxima geração.
Se quisermos construir uma nação cristã livre precisamos estabelecer fundamentos bíblicos para a Educação, Governo, Economia e Política.
O princípio de semeadura e colheita se aplica para implantarmos a Verdade de Deus nas nações. É num processo gradual, através da Educação Cristã, que as sementes são plantadas e cuidadas, para produzir frutos em todos os aspectos da vida: pessoal, social, político e econômico.
Esta tarefa envolve família, igreja e escola cristã comprometidas na educação de uma geração que esteja preparada e habilitada para aplicar princípios bíblicos em todas as áreas da vida.
Vivemos um momento no Brasil em que a educação é reconhecida como prioridade nacional.
Neste contexto, a educação é uma questão estratégica tanto no estabelecimento do Reino de Deus, quanto no desenvolvimento de nossa nação.
É nosso dever como cristãos oferecer a esta geração e às próximas, uma educação escolar de qualidade, fundamentada em princípios bíblicos, preparando-os para cumprir o propósito de Deus e exercer responsavelmente suas vocações na sociedade.
A Abordagem Educacional por Princípios é considerada uma Abordagem Clássica!
Dentro da AEP, quando queremos entender um assunto com profundidade, começamos definindo a palavra-chave, no nosso caso, seria definir o que é clássico.
Segundo o Dicionário Webster 1828, clássico é:
Clássico: adj. 1. Em relação aos autores gregos e romanos da
primeira ordem ou estimativa, que, nos tempos modernos, foram e ainda são estudados como os melhores modelos de redação fina … 2. Pertencem a escritores da primeira ordem entre os modernos; sendo de primeira ordem; constituindo o melhor modelo ou autoridade como autor.
Portanto, clássico denota puro, casto, correto, refinado; como um gosto clássico; um estilo clássico, características que perseguimos dentro da filosofia, metodologia e currículo da AEP.
A Educação Cristã Clássica é baseada na metodologia hebraica da educação, que é ensinar com o objetivo final de “conhecer a Deus”. A educação cristã clássica procura adquirir conhecimento para conhecer a Cristo e
elevá-lo. O Logos da educação cristã clássica é Cristo.
O estudo de grandes livros e um currículo rigoroso e rico estão no centro da educação clássica, com o objetivo de buscar sabedoria, virtude e grandeza por meio do estudo dos clássicos. O fim desejado é produzir cidadãos
de excelência e caráter moral.
Há na Bíblia três instituições reconhecidas com autoridade outorgadas por Deus a família, a igreja e o governo civil.
Porém, só aos dois primeiros cabe prover educação
Ef 6:4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
Mt 28:19 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”
Uma vez que o governo civil jamais poderia atuar em nome da família, representando seus valores e objetivos próprios. O Estado traduz o pensamento da coletividade, partindo do princípio que a maioria está certa.