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     O Programa de Reconhecimento de Escolas Cristãs na Abordagem Educacional por Princípios – PRECEP é um poderoso instrumento oferecido pela AECEP para apoiar seus associados no desenvolvimento de escolas que cresçam em excelência, para servir bem às famílias, impactar a realidade educacional da nação e honrar a Deus com seus frutos.

O PRECEP visa:

• Estabelecer um referencial de modelo de escola eficaz, caracterizado por aspectos fundamentais de organização, operação e gestão, alinhados com a Estruturação da Abordagem Educacional por Princípios.
• Orientar o planejamento, a implantação e a avaliação da gestão escolar, para o aprimoramento contínuo da qualidade da escola.
• Contribuir para a consolidação, sustentabilidade e relevância da escola no contexto social.
• Reconhecer uma autêntica escola cristã, efetiva na aplicação da Abordagem Educacional por Princípios.

A elaboração do PRECEP foi fruto de uma longa jornada de aprendizagem na AECEP e de iniciativas anteriores desenvolvidas por seus autores, valendo-se de melhores práticas e de experiências comprovadas em diferentes situações. Foram consultados estudos nacionais e internacionais de eficácia escolar, programas de certificação escolar, e referências internacionais para sistemas de qualidade e gestão do negócio, combinados de forma adequada ao contexto do programa.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Para as Escolas: define padrões de excelência, alinhados com a AEP e com as melhores e atuais práticas educacionais; provêm recursos para apoiar a escola a tornar esses padrões uma realidade, favorecendo sua aplicabilidade, coerência e crescimento sustentável.
Para as famílias: propicia segurança de uma instituição compromissada com educação de qualidade, formação e desenvolvimento integral do estudante e alcance do desempenho acadêmico, e a garantia de uma experiência uniforme entre as escolas reconhecidas.
Público Geral: eleva o padrão geral das escolas de AEP participantes do programa, facilitando meios para colaboração, e valorizando seu serviço perante a sociedade.

O DNA DA ESCOLA EFICAZ NA AEP

O PRECEP propõe um modelo de gestão escolar estruturado em 7 dimensões fundamentais, que devem ser planejadas, implementadas e avaliadas continuamente a fim de desenvolver e sustentar uma autêntica escola de AEP.

Para cada uma das 7 dimensões foi definido um padrão que representa o ideal desejado, expresso tanto pelo conceito de sua aplicação, quanto pela inspiração bíblica correspondente.
Cada padrão, por sua vez, foi desdobrado em descritores, que traduzem como aquele padrão é operacionalizado. 

Assim, para uma escola associada ser reconhecida no PRECEP, ela deve:

A. Apresentar evidências do padrão definido em todas as Dimensões:

1. Identidade e Estratégia: A escola tem um posicionamento claro e diferenciado quanto à sua identidade, e uma visão de longo prazo para suas expectativas, alicerçados numa cosmovisão cristã.
2. Governança  e Liderança : A escola é estabelecida e funciona sobre princípios éticos, é liderada por pessoas compromissadas em honrar a Deus e servir as pessoas.
3. Organização e Gestão de Pessoas : As pessoas representam o valor maior da instituição, atuando de forma compromissada e unida para a consecução ordenada dos objetivos da escola.
4. Estruturação do Ensino e Aprendizagem: O processo de ensino e aprendizagem praticado na escola libera o potencial do indivíduo para desenvolver-se como pessoa capaz de uma atuação efetiva no mundo, dentro de uma cosmovisão cristã.
5. Administração de Recursos e Infraestrutura : A escola é zelosa em provisionar os recursos necessários para a sua operação eficaz, garantindo a sua aplicação responsável.
6. Atuação da Comunidade Escolar : A comunidade escolar compreende, abraça e apoia a ação educacional da escola e atua em aliança sobre a responsabilidade para com a próxima geração, numa cosmovisão cristã.
7. Gestão de Resultados e Melhoria Contínua : A escola tem uma cultura de melhoria contínua, com base na avaliação do seu desempenho em atender os resultados esperados.

B. Demonstrar qualidade através de avaliação externa
A escola deve aferir sua prontidão, e depois ser avaliada por uma equipe de consultores da AECEP. Estes vão verificar se há evidências que demonstrem a efetivação de cada padrão na operação da escola, classificando o atendimento a cada descritor. Em se confirmando suficiente aderência aos padrões, a escola será reconhecida publicamente pela AECEP, e considerada um modelo para demonstração da aplicação da EP.

C. Manter-se comprometida com seu contínuo aprimoramento
A escola deve apresentar um planejamento para aprimoramento da efetividade escolar, contemplando todas as dimensões, e fornece informações sobre a sustentação dos padrões.

Em 2024, daremos início ao Programa de Reconhecimento das escolas em AEP, somente na Dimensão 4: Estruturação do Ensino e  Aprendizagem. Fique atento as nossas publicações, para que sua escola seja uma candidata ao Programa de Reconhecimento.

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