fbpx

Resenha: Uma História Politicamente Incorreta da Bíblia

Por Ana Beatriz Rinaldi.

No começo, confesso que me pareceu seria uma leitura cansativa. Durante a leitura percebi o valor deste trabalho para aqueles que duvidam da veracidade dos fatos relatados na Bíblia e daqueles que acusam a religião de ser um mal para a humanidade. A medida em que lia, também compreendi o seu valor, para nós que cremos na Bíblia como sendo a Palavra de Deus, pois é importante saber argumentar a razão da nossa fé. O livro nos ajuda a entender aspectos históricos que provam a falácia dos que argumentam a favor da inexistência de Deus, e traz dados e evidências da autenticidade da Bíblia. Creio ser importante conhecer a história, pois ela nos conta do Plano de Deus, e através dela podemos enxergar a forma que Deus age no desenvolvimento do Seu Reino.

Eu sempre acreditei que o impacto que uma leitura tem sob o leitor está diretamente relacionado à postura deste leitor em relação ao livro. Por isso, comecei a leitura tentando entender do que tratava o livro, numa postura investigativa. Logo no início, o livro me surpreendeu com a afirmação de que mais pessoas morreram pelas mãos de fanáticos antifé do que por religiosos. Essa percepção mostrou que o vazio dentro das pessoas, quando buscam preenchê-lo não através de Deus, mas sim de suas próprias convicções, podem ter consequências desastrosas. Assim foi o caso das ações dos governos antijudaico-cristãos no século passado. A leitura do livro nos ensina que a religião não é a maior causa de mortes na história, mas sim a falta dela.

Ainda no começo do livro, o autor levanta a questão polêmica que aborda qual será a razão do grande conflito no século XXI. Será a guerra ideológica entre o secularismo e os crentes? Será a influência dos cristãos, ditos por alguns como pobres e sem instrução? Serão os cristãos capazes de impactar significativamente o mundo? O autor cita vários pensadores e profissionais que buscam provar que a religião é o maior perigo para a paz mundial, porém com maestria, o autor traz argumentos e dados, obtidos por pesquisas, que provam justamente o contrário.

O livro coleciona uma série de argumentos levantados contra a veracidade dos fatos narrados na Bíblia e busca evidências nas descobertas arqueológicas,  para confirmar sua real existência. Nos faz pensar como Deus é tremendo se preocupando em preservar as evidências! Como Ele conhece tão bem a natureza humana e sabe que muitos levantarão suspeitas, arrazoaram tentando desesperadamente encontrar uma razão para crer naquilo que foi plantado em seu coração, já que foi criado a imagem de Deus, o sobrenatural.

Outro ponto que o autor aborda é a questão do caráter sagrado das Escrituras, trazendo a questão dos maus entendidos sobre o significado da inspiração bíblica. O autor mostra que a própria Bíblia menciona fontes escritas consultadas na criação dos textos sagrados, como por exemplo, o Livro de Números, ou o livro “das guerras do Senhor”.

 O autor aborda ainda temas como Sodoma e Gomorra, a proveniência divina do homem, a escravidão entre os antigos hebreus, e especialmente o capítulo 11, que traz um paralelo entre a Bíblia e a Constituição americana. O autor relata que uma das pedras fundamentais intelectuais da democracia liberal – a crença na “igualdade essencial dos seres humanos e em seus direitos inalienáveis”, encontra sua origem na Bíblia.

Minha percepção é que a leitura do livro nos traz aquele sentimento de que tudo que vem de Deus é coerente, pode ser provado de alguma forma, seja por pesquisas arqueológicas, por evidências resgatadas dos mais variados lugares, e faz sentido quando olhamos com os olhos de fé. Uma obra assim é importante, pois aqueles que precisam de argumentos lógicos e provas, os obtêm com essa leitura. Os que já criam no poder transformador da Bíblia, se deliciam vendo sua fé provada em tantas circunstâncias apresentadas pelo autor.

Receba todas nossas novidades

plugins premium WordPress