Por Ana Beatriz Rinaldi
Em 1991, viajei para os Estados Unidos para participar do meu primeiro curso de AEP (Abordagem Educacional por Princípios). Foi uma alegria imensa ter como professoras Carol Adams e Elizabeth Youmans, mestras renomadas. Eu me sentia privilegiada, mas ainda não compreendia que grandes privilégios também trazem grandes responsabilidades. Tinha apenas 30 anos, nem mesmo era formada em pedagogia, e o que mais me marcou durante o treinamento foi a metodologia em si.
Estudei nas melhores escolas das cidades onde morei, mas ao conhecer a AEP, fiquei maravilhada com o incentivo ao pensamento reflexivo, à reflexão e ao registro do aprendizado. Conto isso para que entendam: o que me conquistou na AEP não foram apenas os princípios governamentais, a história providencial ou outros diferenciais da AEP, mas uma forma completamente nova de aprender, diferente de tudo que eu já havia vivenciado.
Durante cinco anos ensinando no modelo de Educação a Distância (EAD), fiz uma pergunta frequente aos meus alunos: por que a metodologia da AEP promove a reflexão? Raramente obtive uma resposta satisfatória. E você, saberia responder a essa pergunta? Está disposto a refletir sobre isso?
A Importância dos Métodos de Educação
Métodos educacionais são a aplicação prática de uma filosofia de educação. Eles não são neutros e, por isso, têm impacto direto na maneira como aprendemos e ensinamos.
O dicionário Webster define “método” como: “Um arranjo adequado e conveniente de coisas, procedimentos ou ideias; a disposição regular ou natural de partes separadas; uma ordem conveniente para compreender assuntos complicados.”
Todos os campos do conhecimento utilizam métodos, e na educação, eles são ferramentas cruciais para ajudar os alunos a lidar com temas complexos.
A palavra “metodologia” vem do grego “methodos” (caminho, meio) e “logos” (tratado, estudo). No contexto da AEP, essa metodologia tem sido pesquisada e validada ao longo de mais de 60 anos, com inúmeros livros, artigos e teses comprovando sua eficácia.
Reflexões sobre a Metodologia da AEP
A metodologia da AEP vai além da simples transmissão de conhecimento. Ela encoraja o pensamento independente, o questionamento e o domínio do aprendizado. Algumas ideias fundamentais incluem:
O Conhecimento e o Pensamento Reflexivo:
O conhecimento não pode ser passado como uma substância material de uma mente para outra, pois pensamentos não são objetos que podem ser retidos e manuseados. Ideias só podem ser comunicadas por indução nos processos da mente do receptor que correspondem aqueles pelos quais essas ideias foram primeiro concebidas. As ideias devem ser repensadas, a experiência deve ser reexperimentada. É evidente, portanto, que é necessário algo mais do que uma mera apresentação; o estudante deve pensar. The Seven Laws of Teaching, John Milton Gregory
Raciocinar é a glória da natureza humana… Agora o desenho da Lógica é nos ensinar o uso correto da nossa razão, ou das capacidades intelectuais, e a melhoria deles em nós mesmos e em outros. Isso não é apenas necessário para alcançar qualquer conhecimento competente nas ciências, ou nos assuntos de aprendizagem, mas para governar as maiores e as mais insignificantes ações da vida. É o cultivo da nossa razão pelo que somos habilitados a distinguir o bem do mal, bem como o verdadeiro do falso; e ambos são questões de grande importância, tanto nesta vida, como na vindoura… A busca e a obtenção da verdade é de infinita importância para a humanidade. Por isso nos familiarizamos com o nome das coisas, tanto no céu como na terra, e com as várias relações entre elas. É por esta maneira que descobrimos o nosso dever para com Deus e para com os nossos semelhantes; por isso chegamos ao conhecimento da nossa religião natural, e aprendemos a confirmar a nossa fé na revelação divina, bem como a entender o que é revelado. Nossa sabedoria, prudência e piedade, nossa conduta presente e nossa esperança futura, são todos influenciados pelo uso de nossas faculdades racionais em busca da verdade. Logic, the Right Use of Reason in the Inquiry After Truth – Isaac Watts.
O Processo Reflexivo
Na AEP, a reflexão passa por diversas operações mentais, como argumentação, análise, comparação e síntese, integradas ao método dos Quatro Passos da Pesquisa.
A Metodologia da AEP, trabalha com fatos, ideias-guia, princípios e contextualização dos assuntos que são estudados. O aluno precisa entender a razão pela qual o assunto acadêmico é importante ser aprendido.
Esses passos incluem:
Pesquisar: Buscar informações em fontes primárias, como a Bíblia, dicionários e livros.
Raciocinar, conectando o conhecimento ao contexto bíblico e aos princípios; Relacionar, criar e aplicar o conhecimento de forma prática e transformadora. Registrar, documentar o aprendizado, integrando a cosmovisão bíblica ao conteúdo estudado.
Perguntas para inspirar a Reflexão:
O professor desempenha um papel central ao elaborar perguntas que promovam raciocínio profundo. Exemplos incluem: – Quem? – Quais? – Por quê? – Como?
Essas perguntas não apenas incentivam a memorização, mas ajudam o aluno a compreender e dominar o tema.
Fundamentos Bíblicos e a Pedagogia de Jesus
J. M. Price, em seu livro “Pedagogia de Jesus”, destaca como os métodos de ensino de Jesus utilizavam perguntas para inspirar o pensamento reflexivo. Essa abordagem é similar à utilizada na AEP, onde ensinar significa inspirar e levar o aluno a compreender a relevância do que está aprendendo.
A metodologia da AEP se distingue por várias razões:
- Integração interdisciplinar: Relaciona conteúdos acadêmicos a princípios bíblicos e contextos contemporâneos;
- Educação personalizada: a Abordagem Tutorial foca no aluno, não na turma como um todo;
- Caráter como ênfase central: o professor deve ser um “currículo vivo”, exemplo de reflexão e governança;
- Inspiração em vez de estímulo: ensinar do interno para o externo, da causa para o efeito;
- Fontes primárias: prioriza pesquisas em materiais originais e definições do Webster (versão 1828);
- O Dr. Paul Jehle, inspirado por suas leituras dos livros de Ruth Beechick, nos ensina sobre o processo que encontramos na Pesquisa 4 Passos; refletir, criar e aplicar;
- Em nossas formas modernas de educação especializada, há uma tendência de perder o todo nas partes, e nesse sentido podemos dizer que nossa geração produz poucos homens verdadeiramente educados. A verdadeira educação significa pensar por associação entre as várias disciplinas, e não apenas ser altamente qualificado em uma área, como um técnico deve ser. Suponho que nenhuma disciplina tende a pensar mais de forma fragmentada do que a teologia ortodoxa ou evangélica de hoje. Aqueles que estão na corrente do cristianismo histórico têm sido especialmente lentos para compreender as relações entre diversas áreas do pensamento.” Francis Schaeffer.
O Papel do Fichário de Anotações
O caderno ou fichário é a “espinha dorsal” da metodologia, onde todo o processo de reflexão e registro acontece. Ele serve como um espaço para organizar pensamentos, conectar ideias, consolidar o aprendizado e revelar a cosmovisão bíblica aprendida durante os Quatro Passos da Pesquisa.
Conclusão
A metodologia da Abordagem Educacional por Princípios não é apenas um conjunto de técnicas, mas uma filosofia que transforma o ensino e a aprendizagem. Ao inspirar a reflexão, o raciocínio e a aplicação prática, a AEP prepara alunos para pensarem governamentalmente, com propósito e profundidade. É um método que não apenas ensina conteúdos, mas também molda o caráter e a cosmovisão.
A AEP é clássica por definição, mas deixa de ser se considerarmos como clássica a educação que usa o Trivium, pois na AEP, usamos a metodologia reflexiva. A retórica, a lógica e a gramática, é ensinada em todos os anos e disciplinas, não é ensinada separadamente. Os fundamentos da AEP se encontram na educação hebraica e não na grego romana.
Nossa ênfase está no caráter! O Professor deve ser currículo vivo que está habilitado a ensinar alunos a pensar governamentalmente. (planejar, executar e avaliar).
Nossos alunos precisam saber argumentar a razão de sua fé, entender o propósito de Deus para cada situação, quando princípios são honrados ou desonrados em diferentes situações da vida, lições que tiramos das provações e tantas outra perguntas e respostas que levam o aluno a pensar governamentalmente. Ensinamos do interno para o externo e da causa para o efeito. Inspiramos e não estimulamos.
As Ferramentas da AEP são parte da Metodologia da AEP e tem como um dos seus principais objetivos auxiliar na sua aplicação e no ensino dos princípios.
Perguntas Comuns:
- O que diferencia a AEP de outros métodos educacionais?
- Qual é a importância dos Quatro Passos da Pesquisa na AEP?
- Por que o caderno de anotações é chamado de “espinha dorsal” da metodologia?
- Como a AEP integra a cosmovisão bíblica ao ensino?
- A AEP é considerada um método clássico de ensino?
Cinco Pontos Relevantes:
- A AEP inspira o pensamento reflexivo, conectando o conhecimento a princípios bíblicos.
- O método é baseado em fontes primárias e promove o domínio do aprendizado.
- O professor desempenha um papel ativo na elaboração de perguntas reflexivas.
- A Abordagem Tutorial da AEP foca no aluno individualmente.
- A Metodologia enfatiza o caráter como parte fundamental do processo educacional.
Livros pesquisados:
BEECHICK, Ruth. A Biblical Psychology of Learning.
GREGORY, John Milton. “The Seven Laws of Teaching”.
LYONS, Max. Government takes all… What’s left for me?
PRICE, J. M. “Pedagogia de Jesus”.
WATTS, Isaac. “Logic, the Right Use of Reason in the Inquiry After Truth”.