fbpx

Ordem e Progresso

Por Guilherme S. Silvério.

Você já pensou sobre esta frase, este lema que está escrito na bandeira do Brasil?

Na verdade esta ideia que consta na bandeira nacional é uma ideia do movimento positivista, no século XIX, representado pelo filósofo francês Auguste Comte, o qual defendia que o progresso era uma das únicas saídas para evolução da humanidade.

É correto acreditar nisso? Apostar que apenas o progresso é capaz de melhorar a vida humana? Para os cristãos certamente a resposta para esta pergunta será negativa, pois acreditamos que a possibilidade de melhoramento da vida humana em todos os sentidos, está em Deus; na plenitude de Deus, na completude Dele.

O objetivo deste texto é discutir se Deus é a favor de ordem e progresso. Porque em primeiro momento rechaçamos qualquer movimento que se contraponha às verdades de Deus. Verdades estas absolutas e imutáveis.

Vamos pensar um pouco sobre ordem; segundo o dicionário priberam.pt:

– Disposição conveniente, ato de indicar com autoridade de que modo se devem fazer ou dispor as coisas, boa administração; regularidade, modo conveniente de se portar ou proceder; disciplina; paz, tranquilidade; qualidade.

Progresso, segundo priberam.pt, significa marcha ou movimento para diante; adiantamento; desenvolvimento; movimento progressivo da civilização; aperfeiçoamento.

Segundo o dicionário webstersdictionary1828.com, ordem é a disposição regular ou arranjo metódico das coisas; boa ordem é a base de todas as coisas; regularidade; modo firme de operação; regra; regulação; regular; sistematizar; ajustar; conduzir; sujeitar a regras ou leis.

Progresso, segundo webstersdictionary1828.com: para continuar; para continuar à frente em curso; para avançar; para fazer melhorias; um avançar no crescimento; aumentar; avanço no conhecimento; aprimoramento intelectual ou moral; proficiência. O estudante é elogiado por este progresso na aprendizagem.

E se olharmos para a Bíblia, o que consta nela que se refere à ordem e progresso? Acredito que em toda a Bíblia encontraremos referência à ideia de crescer e prosperar através de ações ordenadas. Quando vemos em Gênesis a criação de Deus já é possível percebermos uma ordem e um progresso em sua ações.

Ao olharmos para a história do povo Hebreu, da mesma forma perceberemos que o projeto de Deus para Abraão também continha um plano, uma ordem que culminaria no sucesso. A própria lei dada a Moisés demonstra organização. A estruturação da nação de Israel através de Davi, Salomão e outros. A vida de Jesus completamente repleta de exemplos que demonstram que o fato de trabalhar com um objetivo, de maneira clara e ordeira, conduz ao êxito.

Portanto é possível acreditar, e necessário trabalhar, em busca de estabelecer planos e ações ordeiras que visem o bem estar e a paz através da disciplina (ordem) na escola, pois experiências e a história nos mostram que onde é estabelecido um ambiente, uma atmosfera de disciplina, é possível chegar mais longe, lograr êxito e conquistar excelência.

Vivemos em um tempo no qual as questões de ordem e disciplina, por exemplo, se tornaram relativas porque a maneira de viver das famílias “modernas”, onde todos têm acesso à informação, prazer e respostas instantâneas, está tornando a disciplina algo secundário na vida dos alunos. Até mesmo porque nos lares isso é relegado a segundo plano, com a desculpa de que os filhos precisam ter liberdade para poder se desenvolver e ainda porque, na verdade, disciplina e ordem não “oferecem” prazer e liberdade instantânea, o resultado parece acontecer somente a longo prazo e a geração atual é movida pelo aqui e o agora.

Diante desta realidade, encontramos um desafio muito grande na sala de aula, quando o assunto é silêncio, método de estudo, disciplina, comportamento, respeito, obediência a regras e normas.

Mas não podemos desistir, é necessário trabalhar contra este movimento que procura se instalar nas escolas, pois se este comportamento se tornar vitorioso estaremos possibilitando a desordem e o fracasso.

            “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”(1 Coríntios 14:40).

            “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”(Salmos 128:2).

Guilherme S. Silvério
Escola Shekinah – Pato Branco – PR

REFERÊNCIAS:

www.priberam.pt

www.bibliaonline.com.br

www.webstersdictionary1828.com

Receba todas nossas novidades

plugins premium WordPress