Por Roberto Rinaldi.
Recentemente ficamos chocados com o desempenho educacional do Brasil divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado a cada três anos pela OCDE. Os resultados da prova aplicada em 2018 em 17,5 mil brasileiros colocaram o país em 57º lugar em leitura, 66º em Ciências e 70º em Matemática, entre 79 nações avaliadas. O ministro da Educação considerou o resultado uma tragédia, apesar da pequena melhora no histórico decepcionante. Esses indicadores na prática mostram que na média, o aluno brasileiro de 15 anos desconhece o básico: não compreendem o que leem, quase não sabem operar com números, e desconhecem o mínimo de fatos científicos. O quadro caracteriza o que se rotula como “analfabetismo funcional” para um grande contingente de brasileiros, que até chegam às universidades. Isso impacta a capacidade de atuação num trabalho mais qualificado, contribui para desigualdade social, prejudica o discernimento e a condição do indivíduo de ser protagonista num mundo cada vez mais desafiador.
Estou certo de que as escolas associadas da AECEP, e da comunidade internacional de Abordagem por Princípios de que fazemos parte, tem resultados muito melhores com seus alunos. E não apenas desempenho acadêmico, como mensurado pelo PISA, mas também de caráter, de responsabilidade civil e social, de empreendedorismo e liderança, ancorados na cosmovisão bíblica. Afinal, nosso objetivo com a AEP tem sido:
– resistir a erosão cultural em nossa sociedade, que tem sido permeada de conceitos socialistas e ideológicos contra a família tradicional
– educar em parceria com os pais e apoio da igreja, usando um método que cultiva nas crianças seu valor intrínseco diante de Deus e lhes capacitam a atuar com base em princípios que promovem liberdade e crescimento ordenado
– formar cidadãos que amam a Deus, honram sua pátria e valorizam a família, preparando líderes servidores na próxima geração que trazem esperança
Neste sentido, as notícias que temos da AECEP e de nossos parceiros neste ano, são animadoras. Chegamos a 160 associados e na maioria dos estados brasileiros, fizemos 7 viagens missionárias levando a educação cristã a contextos vulneráveis de 7 países, tivemos centenas de alunos fazendo os cursos EAD e concluindo os 4 módulos, e dezenas estão cursando a pós-graduação nas parcerias com 2 faculdades. Temos visto portas se abrindo com o novo governo para a educação cristã no Brasil, e nos EUA nosso parceiro FACE foi recebido na Casa Branca, estabelecendo uma agenda de reuniões para apresentar a Abordagem por Princípios a várias autoridades, como resposta aos melhores anseios da nação. A educação é a base de tudo, na família, na igreja e no país. O que ainda falta para nós aqui é demonstrar objetivamente e regularmente os resultados que estamos alcançando com esse movimento em nossas escolas, contrapondo-se ao cenário pintado pelo PISA e por tantas notícias desoladoras.
É tempo de levantarmos com ousadia e fé a bandeira que projetamos na declaração de Visão da AECEP: “Escolas, famílias, igrejas e membros da comunidade integrados na formação de uma geração com caráter e competência, manifestando o valor do modelo educacional Bíblico para edificar nações”. Obrigado por sua colaboração neste ano e um abençoado 2020, juntos pelo Reino de Deus!
Roberto Rinaldi – Presidente do Conselho de Administração da AECEP.