Blog e Notícias

Onde Estamos Com a Educação Baseada na Filosofia Cristã?

Por Roberto Rinaldi.

Recentemente ficamos chocados com o desempenho educacional do Brasil divulgados pelo  Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado a cada três anos pela OCDE. Os  resultados da prova aplicada em 2018 em 17,5 mil brasileiros colocaram o país em 57º lugar em leitura,  66º em Ciências e 70º em Matemática, entre 79 nações avaliadas. O ministro da Educação considerou o  resultado uma tragédia, apesar da pequena melhora no histórico decepcionante. Esses indicadores na  prática mostram que na média, o aluno brasileiro de 15 anos desconhece o básico: não compreendem o  que leem, quase não sabem operar com números, e desconhecem o mínimo de fatos científicos. O quadro  caracteriza o que se rotula como “analfabetismo funcional” para um grande contingente de brasileiros,  que até chegam às universidades. Isso impacta a capacidade de atuação num trabalho mais qualificado,  contribui para desigualdade social, prejudica o discernimento e a condição do indivíduo de ser  protagonista num mundo cada vez mais desafiador. 

Estou certo de que as escolas associadas da AECEP, e da comunidade internacional de Abordagem  por Princípios de que fazemos parte, tem resultados muito melhores com seus alunos. E não apenas  desempenho acadêmico, como mensurado pelo PISA, mas também de caráter, de responsabilidade civil  e social, de empreendedorismo e liderança, ancorados na cosmovisão bíblica. Afinal, nosso objetivo com  a AEP tem sido: 

– resistir a erosão cultural em nossa sociedade, que tem sido permeada de conceitos socialistas e ideológicos contra a família tradicional 

– educar em parceria com os pais e apoio da igreja, usando um método que cultiva nas crianças seu valor  intrínseco diante de Deus e lhes capacitam a atuar com base em princípios que promovem liberdade e  crescimento ordenado 

– formar cidadãos que amam a Deus, honram sua pátria e valorizam a família, preparando líderes  servidores na próxima geração que trazem esperança 

Neste sentido, as notícias que temos da AECEP e de nossos parceiros neste ano, são animadoras.  Chegamos a 160 associados e na maioria dos estados brasileiros, fizemos 7 viagens missionárias levando  a educação cristã a contextos vulneráveis de 7 países, tivemos centenas de alunos fazendo os cursos EAD  e concluindo os 4 módulos, e dezenas estão cursando a pós-graduação nas parcerias com 2 faculdades.  Temos visto portas se abrindo com o novo governo para a educação cristã no Brasil, e nos EUA nosso  parceiro FACE foi recebido na Casa Branca, estabelecendo uma agenda de reuniões para apresentar a  Abordagem por Princípios a várias autoridades, como resposta aos melhores anseios da nação. A  educação é a base de tudo, na família, na igreja e no país. O que ainda falta para nós aqui é demonstrar  objetivamente e regularmente os resultados que estamos alcançando com esse movimento em nossas  escolas, contrapondo-se ao cenário pintado pelo PISA e por tantas notícias desoladoras. 

É tempo de levantarmos com ousadia e fé a bandeira que projetamos na declaração de Visão da  AECEP: “Escolas, famílias, igrejas e membros da comunidade integrados na formação de uma geração com  caráter e competência, manifestando o valor do modelo educacional Bíblico para edificar nações”.  Obrigado por sua colaboração neste ano e um abençoado 2020, juntos pelo Reino de Deus! 

Roberto Rinaldi – Presidente do Conselho de Administração da AECEP.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário

Últimas Postagens

Social

Nossa História

Sobre Nós

Somos uma organização não governamental e interdenominacional. Foi fundada em 1997 na cidade de São Paulo, a partir de uma demanda de escolas cristãs de várias localidades, buscando apoio para sua constituição e desenvolvimento. Hoje conta com escolas e educadores associados na maioria dos estados brasileiros, crescendo continuamente…

Receba todas nossas novidades

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this