Caros participantes da comunidade AECEP,
Estamos encerrando mais um ciclo anual, o que nos leva a refletir sobre nossa trajetória. Para as escolas associadas e educadores vinculados, isso significou pelo menos 200 dias de aulas e uma série de atividades. Foram planejamentos diversos, inúmeras reuniões, pesquisas, eventos, treinamentos e orações com várias motivações. Nosso chamado é apoiar junto às famílias o desenvolvimento integral da próxima geração com foco nos princípios eternos, para abençoar o próximo e glorificar a Deus. Mesmo que alguns de nós sintam que poderiam ter feito mais em 2024, há muito para celebrar e agradecer.
Recentemente viajei com minha esposa à Bolívia para uma conferência educacional sobre AEP na cidade de Oruro, organizada pela Igreja e Colégio Filadélfia, com 800 estudantes. Essa é uma cidade com um contexto opressor em sua história colonial, manifesto nas celebrações carnavalescas com figuras e rituais demoníacos. Esse ministério está determinado a impactar a sociedade com a educação cristã, já pensando em expandir para o ensino superior. Em La Paz temos nosso parceiro, o Colégio Coplan com 700 alunos, que tem feito um excelente trabalho com a AEP, atraindo atenção de igrejas e escolas de várias partes do país. Seus fundadores estão compromissados em fazer diferença em sua nação, e já planejam outra conferência, em Santa Cruz.
Este ano alcançamos o marco histórico de 160 associados, com novas adesões e cobrindo quase todos os estados brasileiros. Lançamos o PRECEP – Dimensão 4 (Estruturação do Ensino e Aprendizagem) com 7 escolas inscritas, como um primeiro passo para reconhecer escolas que se destacam na aplicação da AEP. No próximo ano devemos estender para as demais dimensões do Referencial AECEP, o que permitirá caracterizar escolas modelo na aplicação da AEP e que operam de maneira eficaz e sustentável. Desejamos que esse reconhecimento mostre valor não apenas localmente, mas leve a uma certificação em conjunto com nosso parceiro fonte, a FACE nos EUA.
Também organizamos o primeiro intercâmbio internacional de escolas praticantes da AEP, que vai acontecer em janeiro com 10 estudantes. Essa experiência acontecerá em dois grupos, direcionados a escolas na Pennsylvania e em Virginia, nos EUA. Oremos para que seja um marco edificante na vida de todos os envolvidos.
Nossa conferência anual na Estância Árvore da Vida (33º Workshop) foi desafiadora, pelo seu formato de retiro que trouxe muitos custos adicionais. Graças a Deus e aos mais de 900 participantes engajados foi uma benção especial, com estratégias animadoras sobre os desafios e oportunidades em nossa missão. Um dos comentários na avaliação capturou o clima do evento: “Foi muito mais que um congresso para professores, vivemos uma cultura do céu!!”.
O que temos pela frente? A nova liderança da AECEP, com a visão e os objetivos estratégicos definidos, apontam uma direção: fortalecer a competência na comunidade AECEP (maior efetividade e sustentabilidade das escolas); expandir a rede de afiliados (educadores e interessados em geral); ampliar o alcance de soluções educacionais transformadoras baseadas na AEP (local, missionaria e internacionalmente).
Tudo que realizamos é fruto do seu compromisso com essa visão educacional que abraçamos. Agradecemos aos educadores, administradores das escolas, parceiros de missão, membros do escritório, voluntários, pastores e mantenedores, e principalmente aos pais e seus filhos. Somos parte de um mover mundial de Deus em nosso tempo, pelo cultivo de princípios bíblicos na cultura, trazendo uma nova reforma.
Para 2025 esperamos mais desafios e oportunidades, porém tendo visto o quanto Deus nos ajudou a chegar até aqui, confiamos Nele para avançar com perseverança nessa corrida “cercados de uma grande nuvem de testemunhas e fitando os olhos em Jesus”.
Roberto Rinaldi