Blog e Notícias

A Verdade das Datas Comemorativas

Por Olanda Leite Diniz.

As Datas Comemorativas tem tido amplo enfoque no Currículo das escolas de maneira geral. No entanto, muitas delas têm servido meramente como entretenimento para divulgação das próprias escolas através de eventos e acúmulo de conhecimento superficial acerca dessas comemorações.

Na Abordagem Cristã por Princípios, as Datas Comemorativas ganham uma nova dimensão. Observemos os seguintes versículos de Romanos 12: 2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Nesse sentido, passamos a enxergá-las e estudá-las numa perspectiva bíblica, pois os relatos bíblicos nos informam que o próprio Deus instituiu para o Seu povo momentos específicos de memoriais e celebrações que servissem para trazer à memória os feitos do Senhor e engrandecê-Lo por isso, e não meras comemorações evasivas e sem sentido.

Para tanto, devemos, à luz da Palavra de Deus, buscar fundamentos e verdades já existentes nessas Celebrações inseridas no nosso contexto cultural.

Comemorar
Trazer à memória; fazer recordar, lembrar. Festejar, celebrar. Fazer alguma coisa para lembrar um acontecimento.

Celebrar
Fazer, realizar com solenidade. Louvar, exaltar. Colher com festejos. Comemorar. Enaltecer. Lembrar um acontecimento por meio de uma festa. Lembrar a importância de uma pessoa ou acontecimento.

                  Visão Tradicional                                                  Visão Cristã

 Atividade obrigatória no currículo; Memorização dos fatos; Preserva as manifestações culturais de um povo; Mero festejo de um acontecimento; Visão centrada no homem cuja ênfase está em promovê-lo.   Atividade culminante das                     partes do currículo; Pensa e raciocina com verdade; Resgata o sentido cristão existente na cultura como ponte para atribuição a Deus como criador; Celebração pela aquisição de um conhecimento;  Visão cristã que atribui a Deus os fatos históricos e culturais para adorá-lo em decorrência deles.  

As Celebrações constituem-se em uma excelente ferramenta da metodologia da Educação por Princípios, no seu principal método de ensino e aprendizagem – o Método dos 4 passos. Quando celebramos, seja o aprendizado de um assunto específico ou um projeto em torno de uma data comemorativa, estamos criando uma excelente oportunidade para o aluno percorrer os 4 passos que acreditamos serem essenciais ao seu real aprendizado.

A celebração à aprendizagem se torna uma prática de vida em conformidade com a prática bíblica quando o professor dá aos alunos a oportunidade de manusear a disciplina apreciando assim o aprendizado e colocando em prática a serviço de Deus e do próximo.

Numa perspectiva cristã, a aquisição do conhecimento é oriunda do próprio Deus, e é tarefa do mestre inspirar os alunos ao longo do percurso curricular para que todos estejam motivados e conscientes. Isso resultará em uma celebração como manifestação de alegria e amor a Deus pelo conhecimento tão logo se conclua o conteúdo ministrado.

A Educação Cristã por Principio poderá elaborar uma reflexão profunda, relevante e transformadora ao debruçar com firmeza nas datas comemorativas sob a ótica da celebração, tirando de cena as comemorações pagãs e seculares do calendário escolar, chamando a atenção do aluno não só para as verdades acadêmicas, mas, sobretudo nas verdades bíblicas.

Ao apresentarmos as datas comemorativas sobre o fundamento de toda a palavra de Deus é o grande desafio para os educadores cristãos, pois cremos que a verdade inclusa em cada celebração influenciará na próxima geração através da abordagem por principio.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário

Últimas Postagens

Social

Nossa História

Sobre Nós

Somos uma organização não governamental e interdenominacional. Foi fundada em 1997 na cidade de São Paulo, a partir de uma demanda de escolas cristãs de várias localidades, buscando apoio para sua constituição e desenvolvimento. Hoje conta com escolas e educadores associados na maioria dos estados brasileiros, crescendo continuamente…

Receba todas nossas novidades

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this