Aprendendo com a História: A Importância da Linguagem

“Aqueles que não conseguem se lembrar do passado estão condenados a repeti-lo.”
Filósofo americano George Santayana, A Vida da Razão: A Razão no Senso Comum

Antes de aprender com a história, é preciso compartilhar uma compreensão comum da linguagem que a moldou. 
O que devemos fazer quando confrontados com a linguagem e a história revisionistas? O revisionismo histórico é um movimento que reinterpreta e revisita fatos históricos, questionando versões estabelecidas e promovendo novas perspectivas. É um processo de análise crítica e revisão de interpretações históricas, podendo ser visto como um estudo continuado da história. 

Precisamos primeiro entender o que é e o que não é revisionismo histórico, para que não sejamos levados a ”lutar contra moinhos de vento”; por mudanças inocentes na cultura, princípios de tradução de línguas etc.

Ensine as Crianças:

* É importante reconhecermos as tentativas de mudar nossa compreensão da história quando elas ocorrem. Ensine história usando a ordem cronológica e não temas.

* É importante saber que existem maneiras inocentes de mudar nossa compreensão da história. Por exemplo, novas ideias, melhores traduções de palavras e mudanças culturais podem produzir uma visão diferente da história. Busque discernimento.

* Cuidado com tentativas propositais de mudar a compreensão tradicional de eventos históricos para se adequar a narrativas novas e enganosas. Use sempre fontes primárias.


Queridas escolas, preocuparem-se em ensinar Histórias às suas crianças a partir de uma cosmovisão bíblica. Um dos diferenciais da nossa abordagem é a visão de História Providencial. Outro aspecto importante é o ensino da Linguagem.
Busquemos ensinar aos nossos alunos uma comunicação erudita usando nossas Ferramentas do Estudo de Palavras, Literatura e Ensaios. A Linguagem interfere nas ideias, na criatividade e traz vida as palavras.

Fonte: Adaptado da FACE, 30/04/2025. 

Posts Relacionados

Receba todas nossas novidades