Blog e Notícias

Seja um Líder Relevante em Sua Escola

Por Ana Beatriz Rinaldi.

Sempre achei que em qualquer área profissional é preciso conhecer conceitos de liderança se quisermos alcançar sucesso.

Há mais de vinte e cinco anos, troquei a perspectiva de ser advogada pela profissão de educadora. Nunca me arrependi. De fato, é preciso ter um chamado para escolher educar em um país onde no passado, efetivamente, pouco valor se dava a educação, mas sou movida a esperança e fé e não desisti dessa luta!

Como educadora, aprendi que o professor precisa ser líder, caso contrário vai influenciar muito pouco. Pode até ter um excelente conhecimento sobre a disciplina que ensina, mas não marca a vida dos alunos. O professor líder conquista o coração do aluno antes de ensiná-lo.

O educador líder tem um poder de influência imensurável! Quantos alunos passam por suas aulas, crianças e jovens que têm todo um futuro pela frente para fazer escolhas e tomar decisões, boas ou más, mas que influenciarão outras vidas. Alguns deles poderão ser os futuros líderes de nossa nação. É uma corrente! Sonhamos que seja uma corrente de amor e fé.

Vamos investir um tempo pensando na palavra influenciar. Pensei muito nessa palavra de alcance tão grande! Lembrei dos alunos que já ensinei, dos professores que já treinei e não me deixei abater por perceber que poderia ter influenciado mais. Preferi pensar no presente e no futuro e acreditar que de agora em diante, serei uma líder mais bem preparada e com um poder de influência maior, pela graça de Deus.

Segundo o Dicionário Webster 1828, influência refere-se a substâncias espirituais ou demasiadamente sutis para serem visíveis, como a inspiração. Deus tem influência na própria essência de todas as coisas! No mesmo dicionário, líder é o que vai primeiro. (Salmo 23). Liderar é guiar pela mão como se faz com uma criança e servir é professar dever e obediência, aquele que age no âmbito do outro. Não são lindas essas definições? Você tem inspirado seus professores e alunos? Você tem ido primeiro? Tem sido um líder servidor? O autor James H. Hunter, em seu livro O monge e o executivo, diz que liderar “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados para o bem comum.”

Já Thomas F. Crum, no livro Magic Conflict (1987) diz que “Líderes verdadeiros capacitam as pessoas a alcançar mais do que fariam normalmente. Eles extraem de cada membro da equipe as fortalezas específicas que eles possuem”

O Famoso autor Stephen R. Covey em seu livro Os sete hábitos das pessoas mais eficazes diz que líderes, “Estão continuamente aprendendo (buscam por elas mesmas); estão voltados para o serviço (amam servir); irradiam energia positiva (cheias de fé, entusiasmo e esperança); acreditam nas outras pessoas (perdoam, não acusam, não rotulam, compreendem); suas vidas são equilibradas (socialmente ativas, não são extremistas, suas atitudes são moderadas); encaram a vida como uma aventura (saboreiam a vida, são corajosos exploradores); são sinérgicas (promovem mudanças e melhoram a situação onde estão); exercitam-se pela auto renovação (exercitam o corpo, a mente, o emocional e o espirito).

Estamos formando alunos servidores? Colocamos em nosso site e anunciamos para os pais que este é um dos nossos alvos? A Bíblia diz que todo aquele que quer ser o primeiro, deve ser o servo. (Mateus 20.26-27). Nosso exemplo é Cristo, Ele veio para servir e não para ser servido.(Marcos 10.45)

Desafio: Você já leu Tito 1.7 e 2Timóteo 2.15-17? Esses textos trazem recomendações de como deve ser o líder. A pergunta que faço para mim e faço hoje para você é: Você tem exercido liderança no seu chamado educacional? Vamos todos refletir sobre nossa esfera de atuação como líderes.

Abs.
Ana Beatriz Rinaldi – Gestora do Conhecimento da AECEP. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário

Últimas Postagens

Social

Nossa História

Sobre Nós

Somos uma organização não governamental e interdenominacional. Foi fundada em 1997 na cidade de São Paulo, a partir de uma demanda de escolas cristãs de várias localidades, buscando apoio para sua constituição e desenvolvimento. Hoje conta com escolas e educadores associados na maioria dos estados brasileiros, crescendo continuamente…

Receba todas nossas novidades

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this