fbpx

referencial aecep & precep

O QUE é o referencial aecep?

Breve histórico:

À medida que a Abordagem Educação por Princípios (AEP) crescia no Brasil a AECEP percebeu que várias interpretações de sua filosofia e metodologia educacional foram desenvolvidas sem um marco estruturante confiável, que comunicasse seus conceitos e práticas fundamentais, gerando uma tendência ao reducionismo e espiritualização, sem ênfase na qualidade escolar.

A partir desta constatação a AECEP desenvolveu em 2006 um documento intitulado Estruturação da Educação por Princípios, contemplando três pilares:  

  1. Estruturação Filosófica o por que ou a razão e corpo que governa sua estruturação e prática;
  2. Estruturação Metodológica, o “como” ou a maneira de conduzir o processo de ensino e aprendizagem, consistente com sua linha filosófica;
  3. Estruturação Curricular, trata do que será ministrado e seu contexto, ou o curso de estudos em sua abrangência e profundidade.  

Além desse documento publicado, mostrou-se necessário estabelecer  um referencial para estruturação e gestão de escolas cristãs de educação por princípios eficaz, assim surge o Referencial AECEP, propiciando um modelo capaz de promover o desenvolvimento escolar sistêmico, desde o planejamento, implantação e avaliação para o aprimoramento contínuo da qualidade e eficácia da escola

Esse Referencial apresenta um modelo de estruturação e gestão escolar pelo qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da escola, apoiado em sete dimensões. Com padrões e práticas fundamentais definidas para conferir a identidade e especificidade de uma legítima escola de Educação por Princípios.

 

O QUE é o precep?

Após a efetiva implantação do Referencial AECEP, foi elaborado em 2010 o PRECEP: Programa de Reconhecimento de Escolas Cristãs de Educação por Princípios é fruto de uma longa jornada de experiências na AECEP e de iniciativas anteriores desenvolvidas por seus autores Cida Mattar e Roberto Rinaldi, ambos fundadores da AECEP.

Envolveram ainda a consulta a vários estudos nacionais e internacionais de eficácia escolar, pesquisas de vários programas de organizações internacionais de certificação escolar, inclusive cristãs, e de boas práticas de gestão de negócio, para assegurar abrangência de referências e contextualização adequada.

Portanto, o PRECEP é o programa de que visa reconhecer escolas associadas por meio de certificação que lhe garante o status de autêntica escola de Educação por Princípios.

Dimensões do referencial AECEP

1. Identidade & Estratégia

Referência Bíblica:

“Não havendo visão, o povo se corrompe…” Pv 29.18

Padrão:

“A escola tem um posicionamento claro e diferenciado quanto à sua identidade, e uma visão de longo prazo para as suas expectativas, alicerçados numa cosmovisão cristã”.

“A escola estabelece e comunica consistentemente sua filosofia educacional e seus fundamentos instituições com uma cosmovisão cristã, expressando seu propósito, direção, princípios, sua expectativa de resultados e compromisso no desenvolvimento do aluno. Esta é a base para a tomada de decisões, e par ao planejamento de longo alcance”.

2. Governança & Liderança

Base Bíblica:

“… o que preside, (faça-o) com diligência…” Rm 12:8
“Se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá” I Pe. 4:11

Padrão:

“A escola é estabelecida legalmente e funciona com princípios éticos, com responsabilidades definidas, e liderança de profissionais compromissados em honrar a Deus e servir no desenvolvimento de pessoas”.

A escola autorizada a operar, tem uma sistemática para conduzir a operação com ética e transparência, e uma liderança capaz de mobilizar sua comunidade escolar, para juntos colaborarem no desenvolvimento sustentável da organização e das pessoas, com foco na concretização de sua visão estratégica.

3. Organização & Gestão De Pessoas

Referência Bíblica:

“… procure homens competentes, tementes a Deus, amantes da verdade, inimigos da avareza”. Ex 18:21

Padrão:

“As pessoas representam o valor maior da instituição, atuando de forma compromissada e unida para a consecução ordenada dos objetivos da escola”.

A organização da escola é definida e conhecida, com normas e atribuições estabelecidas para promover ordem, segurança e cooperação, empregando e desenvolvendo profissionais qualificados para realizar o projeto pedagógico e administrar o empreendimento, em alinhamento com a sua identidade.

4. Estruturação do Ensino & Aprendizagem

Referência Bíblica:

“ Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”. Col. 2:3

“… ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos a todo homem perfeito em Jesus Cristo”. Col. 1:28

Padrão:

“A escola pratica uma abordagem educacional reflexiva que libera o potencial do aluno para desenvolver-se como pessoa capaz e realizadora, e com caráter cristão”.

O processo de ensino e aprendizagem aplicado parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica fundamentos do conhecimento, segundo a estruturação filosófica, metodológica e curricular da Abordagem Educacional Por Princípios, conforme estabelecido no seu Projeto Político Pedagógico, cobrindo toda dinâmica e vida escolas para alcançar objetivos educacionais definidos.

5. Administração de Recursos & Infraestrutura

Referência Bíblica:

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?” Mateus 24:45

“Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei…” Mat. 25:21 “… ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá” Luc. 12:48

Padrão:

“A escola é zelosa em provisionar os recursos necessários para a sua operação eficaz, garantindo a sua aplicação responsável”.

A escola possui recursos financeiros e materiais suficientes para sustentar a realização de sua missão e visão; instalações e serviços compatíveis com o projeto pedagógico e adequados ao desenvolvimento dos alunos; praticas empresariais e administração econômico-financeira que atendem às obrigações legais e promovem confiança na utilização responsável dos recursos.

6. Atuação da Comunidade Escolar

Referência Bíblica:

“…e o cordão de três dobras não se quebra tão facilmente.” Eclesiastes 4:12
“Se não estiverem de acordo, como andarão juntos” Amós 3:3

Padrão:

“A comunidade escolar compreende e apoia a ação educacional da escola, atuando em aliança na responsabilidade para com a próxima geração, dentro de uma cosmovisão cristã”.

A operação da escola é normalmente baseada na cooperação direta entre educadores, pais ou responsáveis, igreja, organizações e parceiros envolvidos, e comunidade cabível, integrados para potencializar o impacto transformador da educação oferecida aos seus alunos.

7. Gestão de Resultados & Melhoria Contínua

Referência Bíblica:
“Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados” I Cor. 11:31. “… para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus” Mat. 5:16
Padrão:

“A escola tem uma cultura de melhoria contínua, com base na avaliação do seu de- sempenho em atender os resultados esperados”.

A escola planeja, avalia e atua sobre sua estratégia e operação para assegurar consistência geral e capacidade de cumprir regularmente seus compromissos institucionais definidos, estabelecendo uma dinâmica colaborativa para melhoria contínua com foco no desenvolvimento do aluno, alinhada com sua identidade.

plugins premium WordPress