fbpx

Entrevista com Presidente do Conselho AECEP, Roberto Rinaldi

Querida comunidade AEP,

Durante os dias 22 e 23 de julho, Aecep realiza seu 31º Workshop de Educação Cristã.

O evento poderá ser acompanhado tanto no formato presencial, na sede da Universidade Mackenzie em São Paulo, bem como na opção Online, com transmissão ao vivo.

Com o tema “Visão Providencial da História do Brasil: Discernindo nossa identidade, nosso caminho e nosso propósito como nação”.

O evento reúne cristãos ligados à área social, educacional, cultural e histórica, bem como líderes de Igrejas e ministérios afins.

Preparamos uma entrevista com o Presidente do Conselho AECEP, Roberto Rinaldi, para você entender melhor como será o desdobramento da 31ª edição:

O que é a Visão Providencial da História do Brasil? 

O que queremos dizer com “visão providencial da história” é um olhar para a sequência de acontecimentos passados com uma perspectiva do governo de Deus. Ou seja, os fatos não ocorreram aleatoriamente e simplesmente pela decisão de homens, mas eles estiveram alinhados com o propósito maior de Deus em Cristo Jesus, cujo nascimento, vida, morte e ressurreição foram eventos que mudaram o mundo e nele influenciam decisivamente. Então, a visão providencial da história do Brasil busca examinar os acontecimentos passados de nossa nação, e como seu futuro está sendo escrito, reconhecendo o mover de Deus em dar-se a conhecer e manifestar Seu Reino por meio dos que tem compromisso com Cristo e Sua Palavra.

Como esse 31º Workshop pretende incentivar o resgate de princípios na nação? 

A AECEP promove uma forma de educar entre suas escolas e educadores que pressupõe refletir sobre causa efeito, identificando e aplicando princípios alinhados com a Bíblia. Chama-se Abordagem Educacional por Princípios. Na sua Palavra, Deus deixou muitos preceitos para a vida em sociedade e governo de uma nação, para podermos ser abençoados vivendo o melhor do que Ele projetou. No Workshop teremos palestrantes nos inspirando e educadores compartilhando experiências que nos ajudam a entender a visão providencial e os princípios que operam em nossa nação, em vários aspectos. 

Quais são os princípios indispensáveis para uma nação saudável? 

Como já dissemos, na Abordagem Educacional por Princípios trabalhamos reflexivamente com princípios, que traduzem leis universais e atemporais, relações de causa efeito que afetam a vida e o domínio do conhecimento. Entre estes, 7 são centrais em nossa metodologia, que são os chamados princípios governamentais. Com o entendimento deles e sua aplicação consistente podemos aprender a governar nossas famílias, sociedade e negócios, que vão se refletir nos governantes e na forma de governo do país, abençoando o seu povo e glorificando a Deus. Afinal, um aspecto fundamental da sociedade é governo, ou o exercício de autoridade e administração das relações comunitárias, que podemos perceber o quanto podem afetar nossa qualidade de vida e o desenvolvimento de nossa nação. 
 
Muitos pais estão preocupados com o avanço de ideologias negativas nas escolas. Como a AECEP lida com essas questões? 

Esse é um aspecto relevante do que tem acontecido nas escolas onde os alunos não aprendem sobre a verdade, não são educados com amor e com significado. Desinteresse pelo estudo, bullying agressivo entre alunos, meninas se cortando intencionalmente, confusão de identidade, são alguns dos sintomas que expressam e manifestam os problemas que as crianças e jovens estão enfrentando no ambiente escolar. Certamente que contribuem para tudo isso os ativismos ideológicos, como de gênero e de minorias críticas, que querem substituir a realidade e a razão por sentimentos e narrativas fantasiosas. Muitos pais ficaram assustados ao entrarem em contato com esse tipo de conteúdo ao se envolverem mais com a educação escolar de seus filhos durante a pandemia, o que levou até a um incremento na mudança de escolas, inclusive para as de nossa comunidade. As escolas da AECEP estabelecem previamente uma relação de aliança com os pais, para trabalharem juntos na educação dos filhos, dentro de uma prática confessional centrada na fé cristã. Isso nos permite direito até constitucional de evitar que essas ideologias tenham lugar de destaque em nossa comunidade escolar, cultivando maior harmonia com os valores dos pais e proteção aos seus filhos.

Você acredita que os cristãos podem influenciar a sociedade resgatando princípios e valores? 

Entendo que já respondi boa parte dessa pergunta anteriormente. Sem dúvida acredito, Deus espera isso de nós, por exemplo quando Jesus nos comissiona a ensinarmos as nações a obedecerem a tudo que aprendemos Dele. E para isso existe a AECEP, conforme descreve sua visão institucional: “Escolas, famílias, igrejas e membros da comunidade integrados na formação de uma geração com caráter e competência, manifestando o valor do modelo educacional Bíblico para edificar nações.”

Roberto Rinaldi – Presidente AECEP

Receba todas nossas novidades

plugins premium WordPress