Dimensões do referencial AECEP

1. Identidade & Estratégia

Referência Bíblica:

“Não havendo visão, o povo se corrompe…” Pv 29.18

Padrão:

“A escola tem um posicionamento claro e diferenciado quanto à sua identidade, e uma visão de longo prazo para as suas expectativas, alicerçados numa cosmovisão cristã”.

“A escola estabelece e comunica consistentemente sua filosofia educacional e seus fundamentos instituições com uma cosmovisão cristã, expressando seu propósito, direção, princípios, sua expectativa de resultados e compromisso no desenvolvimento do aluno. Esta é a base para a tomada de decisões, e par ao planejamento de longo alcance”.

2. Governança & Liderança

Base Bíblica:

“… o que preside, (faça-o) com diligência…” Rm 12:8
“Se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá” I Pe. 4:11

Padrão:

“A escola é estabelecida legalmente e funciona com princípios éticos, com responsabilidades definidas, e liderança de profissionais compromissados em honrar a Deus e servir no desenvolvimento de pessoas”.

A escola autorizada a operar, tem uma sistemática para conduzir a operação com ética e transparência, e uma liderança capaz de mobilizar sua comunidade escolar, para juntos colaborarem no desenvolvimento sustentável da organização e das pessoas, com foco na concretização de sua visão estratégica.

3. Organização & Gestão De Pessoas

Referência Bíblica:

“… procure homens competentes, tementes a Deus, amantes da verdade, inimigos da avareza”. Ex 18:21

Padrão:

“As pessoas representam o valor maior da instituição, atuando de forma compromissada e unida para a consecução ordenada dos objetivos da escola”.

A organização da escola é definida e conhecida, com normas e atribuições estabelecidas para promover ordem, segurança e cooperação, empregando e desenvolvendo profissionais qualificados para realizar o projeto pedagógico e administrar o empreendimento, em alinhamento com a sua identidade.

4. Estruturação do Ensino & Aprendizagem

Referência Bíblica:

“ Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”. Col. 2:3

“… ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos a todo homem perfeito em Jesus Cristo”. Col. 1:28

Padrão:

“A escola pratica uma abordagem educacional reflexiva que libera o potencial do aluno para desenvolver-se como pessoa capaz e realizadora, e com caráter cristão”.

O processo de ensino e aprendizagem aplicado parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica fundamentos do conhecimento, segundo a estruturação filosófica, metodológica e curricular da Abordagem Educacional Por Princípios, conforme estabelecido no seu Projeto Político Pedagógico, cobrindo toda dinâmica e vida escolas para alcançar objetivos educacionais definidos.

5. Administração de Recursos & Infraestrutura

Referência Bíblica:

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?” Mateus 24:45

“Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei…” Mat. 25:21 “… ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá” Luc. 12:48

Padrão:

“A escola é zelosa em provisionar os recursos necessários para a sua operação eficaz, garantindo a sua aplicação responsável”.

A escola possui recursos financeiros e materiais suficientes para sustentar a realização de sua missão e visão; instalações e serviços compatíveis com o projeto pedagógico e adequados ao desenvolvimento dos alunos; praticas empresariais e administração econômico-financeira que atendem às obrigações legais e promovem confiança na utilização responsável dos recursos.

6. Atuação da Comunidade Escolar

Referência Bíblica:

“…e o cordão de três dobras não se quebra tão facilmente.” Eclesiastes 4:12
“Se não estiverem de acordo, como andarão juntos” Amós 3:3

Padrão:

“A comunidade escolar compreende e apoia a ação educacional da escola, atuando em aliança na responsabilidade para com a próxima geração, dentro de uma cosmovisão cristã”.

A operação da escola é normalmente baseada na cooperação direta entre educadores, pais ou responsáveis, igreja, organizações e parceiros envolvidos, e comunidade cabível, integrados para potencializar o impacto transformador da educação oferecida aos seus alunos.

7. Gestão de Resultados & Melhoria Contínua

Referência Bíblica:
“Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados” I Cor. 11:31. “… para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus” Mat. 5:16
Padrão:

“A escola tem uma cultura de melhoria contínua, com base na avaliação do seu de- sempenho em atender os resultados esperados”.

A escola planeja, avalia e atua sobre sua estratégia e operação para assegurar consistência geral e capacidade de cumprir regularmente seus compromissos institucionais definidos, estabelecendo uma dinâmica colaborativa para melhoria contínua com foco no desenvolvimento do aluno, alinhada com sua identidade.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this