Teste Peers

O que é o teste PEERS®?

O PEERS® é um teste com marca registrada, para avaliar cosmovisão Bíblica.

Foi criado em 1988 pelo Instituto Neemias (nehemiahinstitute.com) e aplicado em mais de 100.000 pessoas nos EUA e outras partes do mundo.

O Teste PEERS® compreende 70 declarações estruturadas na escala Likert (concorda totalmente até discorda totalmente). A versão do PEERS neste website contém 20 frases de teste de alto impacto. As declarações estão classificadas em cinco categorias, de onde vem o acrônimo PEERS:

  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Religião
  • Questões Sociais

 

O resultado é apresentado numa escala de -100 a +100, com as seguintes faixas:

Faixa Cosmovisão
70 - 100 Teísta Bíblica
30 - 70 Cristã Moderada
0 - 30 Humanista Secular
-100 - 0 Socialista
Se você já é um Associado AECEP, pode desfrutar do Teste Peers Gratuitamente! Caso não seja um Associado, aproveite nossas condições especiais e desfrute de inúmeros benefícios!

Uma tendência pertubardora

Por mais de 25 anos de aplicação do Teste PEERS®, uma clara tendência negativa tem se apresentando a partir dos dados compilados de escolas Cristãs e públicas.

Mais perturbador ainda é perceber a margem estreita de diferença entre a escolas Cristãs e as públicas.

De 2001 em diante, ambos grupos pontuavam na faixa Humanista Secular, apesar de representarem filosofias de educação radicalmente diferentes. Somente alunos frequentando escolas Cristãs com um currículo desenvolvido com um compromisso de cosmovisão, demonstravam consistentemente um entendimento Bíblico de política, educação, economia, religião, e questões sociais.

Para onde vamos nessa linha?

O Instituto Neemias e a AECEP têm como objetivo reverter essa tendência. Sabemos que isso não aconteceu da noite para o dia, portanto a mudança não será rápida. Através da direção de Deus e instrução cuidadosa da próxima geração nas verdades eternas da Bíblia, cremos que veremos melhores dias como Igreja.

O teste PEERS® é preciso?

Muitos ficam surpresos pelos resultados que obtém no Teste PEERS®. Parece estranho que um cristão devoto que estuda a Bíblia e frequenta a igreja regularmente seja elencado na faixa Humanista Secular ou Socialista. Daí vem naturalmente a pergunta: quão preciso pode ser um teste como este?

Estatisticamente falando, o Teste PEERS® completo de 70 perguntas é muito preciso. Para tanto, ele se beneficia de quase três décadas de pesquisa estatística feita pelo Instituto Neemias, um líder na educação baseada em cosmovisão. Na realidade, o Teste PEERS® é reconhecido pelo Escritório de Patentes dos EUA como o único avaliador de cosmovisão profissional e estatisticamente validado. Desde seu desenvolvimento no início de 1980, o Teste PEERS® tem sido usado por milhares de escolas, igrejas, ONGs e negócios. Alunos de cursos superiores tem usado as declarações do Teste PEERS® e aferido metodologicamente em suas teses de doutorado.

Em meados da década de 2000, foi desenvolvido um algoritmo sofisticado para medir o impacto que cada uma das 70 declarações do PEERS® tinha na cosmovisão geral da pessoa fazendo o teste. Essa medida é chamada de “fator chave da questão”, ou KFC. O mini Teste PEERS® tem um KFC balanceado, propiciando que esse teste reduzido seja representativo do Teste PEERS® completo.

Mas isso não necessariamente me faz um Socialista!

Toda matemática que está por trás desse teste tem uma razão prática. O mini Teste PEERS® é voltado a prover uma fotografia honesta de sua cosmovisão, a filosofia básica que você utiliza para entender o mundo.

Uma classificação baixa no teste não significa que você não é um Cristão, mas indica que você não pensa como a Igreja de Cristo historicamente pensava. As classificações Socialista, Humanista Secular e Teísta apontam a orientação de sua cosmovisão:

Socialista é centrada no Estado.

Humanista Secular é centrada em si-mesmo.

Teísta Bíblica é centrada em Deus.

O propósito desse teste mini PEERS® é ajudar cada Cristão a colocar Deus no centro de seu pensamento. Se sua classificação mostra necessidade de melhoria, considere alguns dos recursos do Instituto Neemias e da AECEP.

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this