Férias escolares? Dicas úteis para diversão da criançada

ePvdMCkcEAO7wfGGeghiHeWmh69_a0_6oBP2bOyW0iwavE

Julho chegou e, com ele, as férias escolares também. Para muitos pais, étempo de pensar: e agora, o que fazer com as crianças? Motivo simples: uma boa parte dos pais não tira férias nessa época do ano e, outros, apesar de conseguirem alguns dias de descanso, não dispõem de tempo ou recursos financeiros para uma grande viagem, por exemplo. Mas, pensem: para os pais, as férias escolares também são um tempo de descanso da rotina da escola - horários de entrada e saída, lições de casa, roteiros de provas e entrega de trabalhos e tarefas.

É importante que, durante esse mês, as crianças e os adolescentes possam ter um descanso também dessa rotina, que tenham contato com situações de lazer que favorecerão, e muito, o retorno às aulas em agosto. Seguem, então, algumas dicas simples, que fazem toda a diferença tanto para o descanso, como também para melhorar a relação entre pais e filhos:

  • 1.Se forem viajar, transformem o tempo no carro, ônibus ou avião num momento prazeroso, sem usar tablets ou smartphones. Levem uma palavra cruzada, um bingo de letras, um livro para lerem juntos ou, simplesmente, uma brincadeira de adivinhação (do tipo... em quem da nossa família eu estou pensando agora?).
  • 2.Envolvam a criança em algum projeto, como: vamos fazer uma feira de brinquedos usados para vender? Ou, ainda, vamos juntos montar uma caixa de fantoches para organizar um teatro para as crianças do condomínio ou da nossa rua? Assim, montam juntos, preparam a peça teatral, as falas e, depois, as crianças se encarregam de convidar os amigos.
  • 3.Noite do pijama com a criançada: façam a "noite do pijama" ou a "noite dos games" e chamem os amigos de seus filhos! Pipoca e guloseimas, nesse dia, estão liberadas. Mas, lembrem-se de impor limites. Assim, vocês evitam a bagunça e ficam livres das reclamações dos vizinhos.
  • 4.Outra atividade que empolga a criançada é o "masterchef": escolham uma receita bem gostosa para fazerem, por exemplo, depois do jantar, como sobremesa. Preparem a lista para ser comprada e, se necessário, separem alimentos, trabalhem com eles as medidas. Será um tempo muito bom em família!

O importante é a qualidade do tempo juntos. Ouçam as crianças, brinquem um tempo com elas! Assim, não se sentirão sozinhas e nem esquecidas em casa enquanto os pais trabalham. Diversão invade o campo da emoção e deixa marcas profundas de um tempo feliz junto aos pais. 

Classifique este blog:
ARTES E MÍDIA TRANSFORMADAS E TRANSFORMADORAS
A importância da Espiritualidade de um educador ou...