Carta aos Associados

Prezados associados,

 

Neste começo de ano estamos todos atarefados e preocupados em deixar a escola linda para a chegada dos nossos queridos alunos. Porém, peço que gastem alguns minutos lendo esta mensagem, especialmente escrita para vocês!

Nesta época, ainda estamos recebendo famílias para conhecer a escola e é preciso muita dedicação e experiência para, em pouco tempo, passar a visão da escola e deixar claro quais são os diferenciais de uma  escola cristã. Esse é um momento muito importante!

Também é no começo do ano que nos preparamos para a reunião de abertura do ano,  quando equipe é apresentada às famílias, as novas famílias são recebidas por toda comunidade escolar, informações são transmitidas e é feito o comissionamento da equipe e intercessão pelo ano que se inicia. Consideramos esse um momento de grande importância, no qualos pais e pastores presentes concedem autoridade espiritual para que a Escola cumpra sua missão. Algum tempo depois, algumas escolasrealizam uma Conferência Especial para introduzir Educação por Princípios aos novos pais, com apoio de pais já experientes.

Todos essesacontecimentos são importantes e devem fazer parte da rotina da escola. Mas, hoje, quero chamar a sua atenção para o Conselho de Pais.

Será que todas as escolas já possuem um Conselho de Pais? E Conselho de Alunos?

Na última oportunidade que tive de conversar com diversos associados durante o Workshop da AECEP 2015, me surpreendi durante minha palestra sobre a Família e a Escola, quantas escolas ainda não possuem um Conselho de pais formado.

Mas, o que seria o Conselho de Pais? Por que devemos nos preocupar com isso, já que temos tantas outras demandas?

O Conselho de pais é composto por um ou mais representantes de pais de alunos de cada ano escolar, denominados de Representantes de Classe. Através do Conselho, muitas atividades são realizadas; grupos de intercessão são formados e temos a oportunidade de estreitar relacionamento entre famílias e a equipe da escola. Durante muitos anos, dirigi o Conselho de Pais do Centro Renovo de Educação, segunda escola de Educação Por Princípios no Brasil e a primeira em São Paulo. Ainda hoje, o Conselho de Pais do CRE é o mais importante parceiro da escola e sua participação tem sido  fundamental!

 

Vejam esses dois testemunhos:

 

“Eu tinha um sonho, como mãe, em ver meus filhos estudando no CRE.

A partir do momento em que teve início a vida escolar de meus filhos nessa escola, meu coração encheu-se de gratidão e resolvi contribuir com o projeto da educação cristã, aceitando o convite da escola para encarar o desafio de participar e liderar o Conselho de Pais. Há 10 anos na liderança do Conselho, aprendi muitas coisas importantes: como me relacionar, como ouvir, como viver novas experiências, como enfrentar desafios e medos, como conhecer a realidade da escola, como interceder e, principalmente, como servir ao Reino através desse chamado. O amor e a aliança com a escola me impulsionaram a continuar e não desistir. É uma via de mão dupla, porque eu doo energia, tempo, família e ganho a oportunidade de aprender coisas novas, de ser útil à escola e ver seu crescimento.

A participação e o apoio da minha família foram essenciais e maravilhoso porque me animava muito vê-los servindo com alegria. Foi muito importante!"

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15b).

"Todos esses anos no Conselho de Pais marcaram minha casa e a história do CRE. Servir à escola e ao Reino sempre será um prazer e uma alegria para mim." (Thereza Frizzo)

“Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo” (Provérbios 3.27).

 

 

“Faço parte do Conselho de Pais há 9 anos. A princípio, aceitei o convite no intuito de estar perto da educação da minha filha, mas logo o Senhor me revelou que o conselho é um ministério, o qual vai muito além das nossas casas e da educação dos nossos filhos, o alvo do Senhor e muito além do que pensamos!!

O conselho tem atingido pais, famílias que precisam  do Senhor, e as mesmas tem sido impactadas com amor, aliança, perseverança e zelo dos pais do conselho.

O mundo encontra-se num caos mediante ao afastamento dos pais em relação a Deus e aos seus filhos e o conselho está junto com igreja para fazer a diferença nas famílias. Isso é  uma alegre parceria....servir!" (Nadir Grassi)

Neste ano que se inicia, convido a todos a refletirem sobre a importância da família para alcançarmos os resultados que almejamos na vida de nossos alunos. Vamos trazer as famílias para perto da escola através do Conselho de Pais.

Todos que desejarem saber mais sobre Conselho de Pais e/ou Comissionamento, por gentileza, entrem em contato através de e-mail com a AECEP, para que possamos enviar o que já temos escrito sobre estes assuntos.

 

Em aliança,

Ana Beatriz Rinaldi

Classifique este blog:
Ensino Domiciliar: uma opção viável
Trabalho, Lazer e Educação Liberal