Por Roberto Rinaldi.
Os pais querem desenvolver o melhor na vida de seus filhos, alinhado com seus valores e como expressão de seu amor. A instituição igreja apoia as famílias participantes no discipulado da próxima geração, para juntos cultivarem o significado maior da vida. A sociedade tem nas crianças a matéria-prima para o futuro que deseja construir como nação, portanto organiza recursos para investir na sua formação. Tudo isso se faz com educação, um aspecto chave da atividade humana, que de alguma forma envolve a todos nós. E como cristãos, essa visão ganha mais relevância ainda, pois temos compromisso com Deus de apresentar a nossos filhos a Verdade que conhecemos e de ajudá-los a trilhar esse caminho conscientemente.
Com essa perspectiva a AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios foi fundada em 1967, definindo sua missão de “promover a formação e apoiar o desenvolvimento de escolas com base na AEP – Abordagem Educacional por Princípios®”. Mas por que adotamos a AEP especificamente, e o que ela é? Não queríamos apenas estabelecer mais escolas, como iniciativas privadas de prestação de bons serviços com uma ética cristã, mas sim fazer real diferença na formação de uma geração com competência e caráter, de indivíduos responsáveis diante de Deus e aptos a servir ao próximo com suas vocações.
Nossos objetivos gerais com a AEP, praticada nas escolas que fazem parte de nossa associação, são:
– resistir a erosão cultural em nossa sociedade, que tem sido permeada de conceitos socialistas e ideológicos contra a família tradicional
– atuar em parceria com os pais e com apoio da igreja, para desenvolver homens e mulheres capazes de relacionar princípios bíblicos a todas ás áreas da vida, para promover liberdade e crescimento sustentável
– formar cidadãos que amam a Deus, honram sua pátria e valorizam a família, preparando líderes servidores que trazem esperança
Temos percebido um aumento na indignação das pessoas com a política e o sistema, e de pais buscando um ensino saudável que resgate valores históricos e prepare de fato para ser protagonista num mundo cada vez mais desafiador. Nesse cenário tem ganhado espaço a Educação Clássica, como um movimento em vários países para ir além do pragmatismo circunstancial, para cultivar sabedoria e virtude. A AEP é uma educação clássica cristã, que pesquisa em livros fontes, tem um currículo rico e abrangente que contempla literatura, artes e retórica, usa um processo reflexivo para internalizar conhecimento, faz contínua referência a princípios para balizar moralmente o entendimento, e usa variadas estratégias para desenvolver integralmente cada aluno.
Diferente da metodologia antiga dos Gregos e Romanos na origem da Educação Clássica, a AEP foi estruturada originalmente há quase 50 anos pela FACE – Fundação para a Educação Cristã Americana. Foi fruto de vasta pesquisa histórica identificando as bases da educação colonial e seu desdobramento na elaboração da Constituição que definiu a nação dos EUA e sua forma de governo como república, trazendo liberdade e prosperidade sem precedentes. Assim, a AEP pressupõe uma
lógica governamental partindo da soberania de Deus, para exercitar o autogoverno com liberdade de consciência e responsabilidade, para formar e sustentar todas expressões de governo que regem a vida em sociedade.
A AEP enfatiza aprender partindo do raciocínio sobre verdades bíblicas, identifica os fundamentos do conhecimento e conduz à reflexão de causa-efeito, produzindo entendimento do contexto e significado moral. Para isso, usa uma metodologia de 4 passos que tem uma lógica científica – pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar, que desenvolve no aluno mordomia e produção do seu conhecimento. São exercitados 7 princípios governamentais bíblicos em todas áreas de conhecimento, desenvolvendo padrões de pensamento para orientar todas realizações e relacionamentos, que abreviadamente são: individualidade, autogoverno, caráter, mordomia, soberania, semeadura e colheita, e aliança. Raciocinar por princípios acaba tornando-se um estilo de vida, dando-nos mais consciência dos padrões que governam nossas escolhas e decisões.
Atualmente a AECEP tem mais de 140 escolas associadas em todas regiões do Brasil e dezenas de educadores afiliados, a quem serve com uma rede de colaboradores e parceiros, produzindo conteúdos diversos, fornecendo treinamentos presencial e à distância e até curso de pós-graduação, além de orientação geral e amplo intercâmbio de experiências e conhecimento. Tem crescido também em sua atuação missionária, levando a AEP para contextos vulneráveis do Brasil e de vários países da África, alcançando muitas organizações e milhares de vidas com uma educação transformadora. São muitas histórias inspiradoras que temos colecionado, de educadores redescobrindo sua vocação e de pais engajados com a escola, trabalhando em aliança pelas famílias.
Entendemos que o desafio de educar a próxima geração para serem competentes em seu trabalho para a vida, e pessoas de caráter, com inteligência emocional e virtudes, é enorme. Por isso nossa visão é de constituirmos uma ampla comunidade de aprendizagem colaborativa, em que os vários elementos participantes contribuem ativamente para manifestar excelência e honrar a Deus por meio de resultados da educação. Somos muitos voluntários, tanto na AECEP quanto nas escolas, que abraçaram essa filosofia, que tem feito diferença para enfrentarmos os fortes impactos da pandemia que atingiu a todos nós. As crianças estão vendo como lidamos com essa situação, o que é de fato importante para nós, nossa capacidade de nos reinventarmos e nos sacrificarmos pelo que acreditamos. Tem sido um excelente laboratório para nos avaliarmos e valorizarmos ainda mais o que fazemos, contando com a benção de Deus.
Roberto Rinaldi Jr. – junho 2020
Presidente do Conselho de Administração da AECEP